sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Saída pela " Cássio Muniz "

1971-Simulação de eleição no Caetano de campos

Na entrevista que fiz com o sr .Ubirajara, assistente de direção da escola nos anos 70, ao perguntar sobre  um fato que marcou quando ele esteve naquele cargo, foi o de um aluno que jogou uma carteira pela janela que dava para a “Cássio Muniz”. Na hora, fiquei pensando com os meus botões, que rua era essa ao lado da escola que eu nunca tinha ouvido falar? Fui ao google maps e nada encontrei. Esqueci o assunto.
No mês passado, me deparei com o nome novamente: numa das fotos na matéria que publiquei sobre a simulação de eleições em 1971 na escola, havia uma frase escrita na lousa: saída pela Cássio Muniz, em pelo menos duas classes! 
Que rua era aquela afinal? Tenho que lembrar que tinha somente 6 anos naquela época e não me ligava em nome de ruas.
Na semana passada, eis que surge o assunto novamente: numa declaração da ex-diretora do primário dos anos 60, D. Corintha Accioly,  dizia que o Cássio Muniz havia contribuído na campanha do agasalho e pra terminar ainda achei uma foto dos anos 50 onde ao lado da escola, encostado à Rua do Arouche aparece um edifício com um luminoso “Cássio Muniz”. 
Bem , pesquisei e descobri o seguinte:
No número 309 da Praça da República , havia uma loja de departamentos chamada Cássio Muniz, pertencente ao grupo do mesmo nome que vendia de máquinas fotográficas à roupa de cama. Carros, bicicletas e outros.
 O grupo desenvolveu protótipos de avião, o selo musical   “Chantecler “ (1957) que gravava músicas sertanejas ( tinha até comercial no rádio nos anos 50 com o Luís Gonzaga) e programas de televisão e rádio com entrevistas e números musicais.
Hoje em dia o prédio aparece como o Condomínio Edif. Cássio Muniz e está totalmente diferente do que aparece na foto dos anos 50,  foi reconstruído. O mistério finalmente foi desvendado!
1954- Centenário da Independência , desfile com os alunos na frente d a escola e atrás o prédio do Cássio Muniz

“Cada um tem um gosto, e é por isso que temos um sortimento de mais de 2 mil artigos diversos para fotografar, revelar, ampliar, filmar e projetar. Você tem o que escolher no departamento cine-foto de Cassio Muniz. Praça da República, 309. 2 de setembro de 1951.
Fonte: ""O Estado de São Paulo"





Disco referente ao programa de rádio Cássio Muniz

Foto atual do edifício

6 comentários:

  1. Olá Patrícia,

    Cassio Muniz é meu avô paterno.
    Frequentei muito a loja da Praça da Repúbica.
    Foi emocionante encontrar estas lembranças.
    Agradeço pela feliz postagem.
    Manoel

    manoeltoledo7@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. trabalhei na loja Cassio Muniz em fevereiro de 68 e tenho mt saudade era chique de mais,

      gde abraço

      Excluir
  2. Muito engraçado! O bisavô do meu filho é italiano e numa de nossas conversas, antes do meu filho nascer, aí em São Paulo, ele me perguntou qual era o meu sobrenome, eu falei que era Muniz, ele logo abriu um grande sorriso e me falou que quando era jovem costuma passar enfrente da Cássio Muniz para vê sempre as novidades da loja, pois para ele, era como passear num parque de diversões. Fiz uma pesquisa para saber sobre essa loja tão famosa, da segunda metade do século passado, e realmente comprovei o que o bisavô do meu filho havia me contado. P.S.: não sou parente dos Munizes da loja Cássio Muniz. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Alguém tem foto daquele trenzinho que montavam nos Natais na vitrine da Cássio Muniz? Esta é uma das lembranças mais felizes da minha infância!

    ResponderExcluir
  4. Olá Pessoal, boa tarde.
    Muito legal, estava procurando mesmo pra saber mais sobre essa empresa tão antiga.
    Alguém sabe o que aconteceu com ela?
    Fechou as portas?
    Mudou de nome?
    Foi comprada por outra empresa?

    ResponderExcluir
  5. Olá, pessoal!
    Trabalhei na Cássio Muniz de 1963 a 1966 no depto de crediário. Lá conheci e casei-me com a minha esposa a mais de 51 anos. Passear na Pça da República era bom de mais. Na Rua do Arouche ficavam lojas de calçados femininos de alta categorias.
    Saudades.
    Abraço

    ResponderExcluir