segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Revistas Jardim da Infância e Eschola Publica

No ano da inauguração do jardim da infância, 1896, Gabriel Prestes, diretor da Escola Normal, editava a Revista Jardim da Infância, visando "tornar conhecidos os processos empregados em tais instituições de ensino e reunir os elementos artísticos necessários à organização do ensino infantil pelo sistema froebeliano", constintuindo-se em um instrumento para aperfeiçoar a instituição aberta na Capital e facilitar a criação das outras, tanto públicas, quanto particulares. Cada um dos dois números publicados, o segundo deles em 1897, tem em torno de trezentas páginas, com artigos voltados para a prática docente.
Havia também a publicação "A Eschola Publica", onde Gabriel Prestes, juntamente com outros professores do Caetano de Campos e escola Normal também colaboravam.
Eis abaixo um dos números da revista e fotos sem data, porém percebe-se que se trata do assunto comentado no artigo: trabalhos manuais realizados pelos alunos do Caetano de Campos, nas aulas de trabalhos manuais e expostos ao público.

                                   Revista A Eschola Pública- num 3 do ano de 1896



          Noticiário conta sobre a exposição dos trabalhos dos alunos do Caetano de Campos


 Sem data-  Trabalhos diversos executados por alunos do Caetano de Campos




Podemos ver que havia diversos objetos executados em madeira. Naquela época, nos porões da escola funcionava a oficina de marcenaria, onde os meninos tinham este tipo de aula


Fonte: "Caetano de Campos"Fragmentos da História da Instrução pública em São Paulo- Maria Cândida Delgado Reis-1994

Arquivos Cre Mário Covas

Nenhum comentário:

Postar um comentário